domingo, 23 de março de 2014




Cientistas espanhóis descobriram que DNA das mitocôndrias dos neurônios se degenera antes de qualquer outro sinal da doença

BARCELONA - Um estudo publicado nesta quarta-feira anuncia a identificação do que pode ser o sinal bioquímico da doença de Alzheimer mais precoce já descoberto. Os resultados sugerem que este potencial biomarcador fica presente no líquido cefalorraquidiano (LCR) pelo menos uma década antes de se manifestar sinais de demência. Quanto antes ocorre o diagnóstico da doença, melhor se consegue impedir o avanço da degeneração.

- Se nossos resultados iniciais puderem ser repetidos por outros laboratórios, os resultados vão mudar a forma como se pensa atualmente sobre as causas da doença de Alzheimer - disse Ramon Trullas, professor de pesquisa do Instituto de Pesquisa Biomédica de Barcelona e autor de o estudo que foi publicado na revista “Annals of Neurology“. - Esta descoberta pode permitir a busca de tratamentos mais eficazes que podem ser administradas durante a fase pré-clínica da doença."

Os pesquisadores do instituto demonstraram que uma diminuição do conteúdo de DNA mitocondrial (mtDNA) ​​pode ser um indicador pré-clínico da doença de Alzheimer. A hipótese é de que a redução nos níveis de mtDNA em CSF refletem a diminuição da capacidade de funcionamento da mitocôndria dos neurônios do cérebro, provocando a sua morte. A diminuição da concentração de mtDNA precede o aparecimento de biomarcadores de Alzheimer mais conhecidos, sugerindo que o processo fisiopatológico da doença de Alzheimer é iniciado mais cedo do que se pensava, e que a redução mtDNA pode ser uma das primeiras preditoras da doença. O DNA mitocondrial em pode ser facilmente quantificado por uma máquina de sequenciamento genético.

A doença de Alzheimer afeta 35,6 milhões de pessoas no mundo. Estima-se que sejam mais de 1,2 milhão no Brasil. Nos EUA mais de cinco milhões de americanos têm a doença que é a sexta maior causa de morte no país. Atualmente, a única maneira para diagnosticar a doença com precisão é por meio de análise neuropatológica. Hoje, a relação de biomarcadores associada com a causa da doença é obscura, o que torna quase impossível diagnosticá-la com segurança em sua fase pré-clínica.


http://oglobo.globo.com/ciencia/pesquisa-identifica-sinal-de-alzheimer-dez-anos-antes-dos-sintomas-9516025


Quero convidar a TODOS: Idosos (as) que usam as Redes Sociais, Filhos (as), Netos (as), Genros, Noras, Amigos (as), Líderes evangélicos de qualquer segmento da Igreja, Jovens e Adultos, a defender a ideia do respeito Proati - Programa de Apoio a Terceira Idade, cuidando do nosso futuro, por que em 2025 o Brasil terá 50% de sua população Idosa, essa é uma causa de TODOS nós!
Por isso, te convido... CURTA ESSA PÀGINA! Amanhã se essa oportunidade não lhe for negada, o IDOSO (A) pode ser VOCÊ!


O velho é sempre esquecido,
Esquecido toda hora,
Facilmente o mundo esquece
Sua vida, sua história
Esquece os anos de luta,
A quantos pode ajudar,
Esquece o lar que formou
E a quantos pode amar.
A partir de seus setenta,
Mais difícil fica a vida,
Se não conta com a ajuda...
Se aproxima a despedida!
Há velhos afortunados,
Tratados com muito amor,
A maioria, porém,
Vive só, com sua dor.
Quando adoece, o velho,
E seu estado se deplora,
Muita gente diz assim:
Será que não está na hora?
Se depois falece o velho,
E por saudade alguém chora,
Muitos dizem, secamente:
Viveu muito... foi na hora!
Ampare o velho, meu jovem,
Estime-o de coração,
Dê-lhe paz e segurança,
Algo mais, a sua mão.
Aproveite a experiência
Do homem que envelheceu,
Procure ouvir-lhe os conselhos,
Ele é sempre amigo seu.
Ouça a voz da experiência
Meu jovem, seja seu fã,
É conselho de amigo...
Ele é você, amanhã!


(Claudiomiro Seviero) VISITE/CURTA/COMENTE/COMPARTILHE: http://fb.com/CanalVila
 — em Porto Alegre.








RETRATO 

(Para todas as pessoas idosas afetadas pela doença de Alzheimer)

"Eu não tinha este rosto de hoje, assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força, tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração que nem se mostra. 
Eu não dei por esta mudança, tão simples, tão certa, tão fácil:
Em que espelho ficou perdida a minha face?“

Cecília Meirelles


https://www.facebook.com/cuidardeidosos/photos/a.399384836233.175565.309769126233/10151983155356234/?type=1&theater

domingo, 16 de março de 2014

FESTIVIDADE PROATI - COHAB II


REGISTRO DE FOTOS
FESTIVIDADE DO PROATI DA CONGREGAÇÃO EM COHAB II 


CASAL LÍDER DO PROATI - COHAB II


IR. RIVALDO E SUA ESPOSA IR. ROSÂNGELA
CHAMADOS POR DEUS PARA ESTA GRANDE OBRA/PROATI





IR. DAS DORES DECLAMANDO POESIA NA TERCEIRA IDADE





NOSSO SUPERVISOR PROATI - SETOR I
IR. JOSUÉ LINO



VOLUNTÁRIOS PROATI DA CONGREGAÇÃO ALTO DA BELA VISTA
ÃREA 02



Apresentação PROATI – Cohab III



Presentes de Deus


Voz oculta:
A bíblia sagrada nos fala que certa vez Jesus entrou em uma aldeia, e 10 leprosos saíram-lhe ao encontro e levantando a voz disseram: - Jesus, mestre, tem compaixão de nós!
E Jesus ordenou-lhes que se mostrassem aos sacerdotes. E aconteceu que enquanto iam ficaram limpos. Um deles, vendo que fora curado, voltou glorificando a Deus, e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Cristo dando-lhes graças.
Perguntou-lhes, pois Jesus... Lucas 17: 11 a 19

·         Grupo de louvor (PROATI) canta: “Por tudo o que tens feito, por tudo que vais fazer, por tuas promessas e tudo o que és eu quero te agradecer com todo meu ser.”...

Voz oculta:
Este é mais um dia que fez o Senhor, regozijemo-nos e alegremo-nos nele. Hoje o Proati em Cohab III, recebe da parte do senhor Jesus, mais uma primavera, mais um ano de júbilo e vitória, e com o coração agradecido vem cantar louvores a Deus, e enaltecer aquele que é dono de todas as coisas, e que todos os dias nos presenteia com a vida, e nos enche de bênçãos derramadas do trono da graça e enche os corações de alegria. Por isso... Hoje um dia especial, na qual o milagre da vida dispensado por Jesus nos dar muitos presentes! Queremos compartilhá-los com vocês e juntos agradecermos a Deus: - Pois que daremos nós ao senhor, por todos os benefícios que nos tem feito? 


Obs: Entra um baú (bem ornamentado com dourados etc.) abre-se e dentro há muitos presentes... Que aos poucos vão sendo tirados e apresentados para a igreja.

Presentes: Jesus, a vida, a família, os amigos, a salvação, a igreja, o Proati.
·         Entra um idoso abre o baú, desembrulha um presente, abre-o e ler o que está escrito:

·         1º Presente Jesus
·         2º Presente: A vida
·         3º Presente: Família
·         4º Presente: Amigos
·         5º Presente: Igreja
·         6º Presente: Proati


1º Presente: Jesus – filho de Deus, que amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, para todo aquele que Nele crer, não pereça mais tenha a vida eterna. Jesus, o presente enviado por Deus, para nos trazer a salvação, nos regenerar de todo pecado e nos conduzir ao céu, derramou seu sangue me morte de cruz, entregando-se por nós! Oh! Deus, obrigada por tão grande graça embora nós não merecêssemos. Obrigada meu Deus pela salvação.





2ª Presente: A vida – É um presente de Deus para nós, privilégio que não foi concedido a todas as pessoas. Mas hoje bradamos em alta voz, como fez Jó: “O Espírito do Senhor me fez, e a inspiração do Todo poderoso me deu vida.” Nós somos um milagre da vida! E hoje em meu livre arbítrio, declaro para todos vós nesta noite, eu te entrego Senhor o meu querer, a minha vida, faz em mim a tua vontade. Eu já fiz minha escolha, e você? Obrigada Senhor pelo dom da vida.


3º Presente: Família – Eis um presente muito especial, a família, de tamanha importância para o homem, que no Salmos 68: 6, Deus faz com que o solitário more em família. Quando Deus decidiu mandar um dilúvio pra destruir todo o povo da terra, devido aos seus grandes pecados, Ele fez questão de preservar uma família, a família de Noé, que era um homem fiel. A Família não nasce pronta; constrói-se aos poucos, e é o melhor laboratório do amor. Em casa, entre cônjuges, pais e filhos, pode-se aprender a amar. Obrigada Senhor por minha família, e que ela seja para honra e glória do teu nome.



4ª Presente: Amigos – Nos diz a palavra de Deus “em todo tempo ama o amigo e na angústia nasce o irmão”. Amigos são pessoas que Deus levanta em nossas vidas para serem cirineus. Jesus é nosso amigo fiel, João 15:15 “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer.” porém, nos concedeu amigos aqui na terra para chorar e se alegrar com conosco, para cuidar de nós em oração, obrigada meu Deus por nos dar amigos.


5º Presente: Igreja A igreja é importante para as famílias e é a casa de Deus, e  entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo. E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração. Devemos amar a igreja do Senhor, amar nossos irmãos, vivermos em comunhão e orações, perseverando no templo e louvando a Deus e perseverando unânimes todos os dias no templo. Obrigada Senhor por me conceder viver em tua casa.



6º Presente: PROATI – Programa de Apoio a Terceira Idade, grupo que Deus levantou, escolheu, separou para mostrar ao mundo que “na velhice ainda darão frutos, serão viçosos e florescentes”, a terceira idade é o inicio de uma nova fase, o privilégio de usufruir das bênçãos do Senhor para nós, continuemos a investir no exercício espiritual a fim de auxiliar e servir de exemplo para os demais jovens. Sou feliz por ter chegado à terceira idade, obrigada Senhor por me permitir alcançar todo desenvolvimento dos meus filhos, nascimento dos netos e bisnetos. Obrigado Senhor.


Ø    Obs: OS idosos que Formam o nome P-R-O-A-T-I (cada idoso levará uma letra grande preso em sua camisa) falarão as frases abaixo, organizados de dois em dois.

·  
·         P-R: Hoje queremos convidar vocês, amada igreja, olhe para nós, amanhã a velhice chegará também para você,

·         O-A: E isso é uma benção! Amanhã vocês estarão aqui em nosso lugar, por isso, junte-se a nós,

·         T-I: Não nos rejeite, nos acolha, encarem a terceira idade como um grande privilégio de Deus para você, no futuro! E hoje para nós!

·         TODOS: Proati – Programa de Apoio a Terceira Idade Queremos compartilhar o Proati com vocês, por isso recebam este presente e meditem nele.

Ø  OBS: Os idosos com o nome PROATI sairão pelo meio da igreja e distribuirão pequenos papéis com as mensagens abaixo relacionadas.

1.       Mas hoje, quero convidar você a pensar... Você acha que o Proati é importante para terceira idade?
2.       Você acha que o Proati faz diferença na vida dos idosos?
3.       Como você contribui com o Proati de sua congregação?
4.       Cuidado! Cuide bem de quem já cuidou de você! Por que no futuro quem cuidará de você?
5.       Você se sente também, responsável pelo Proati da sua congregação?
6.       Fazei aos homens o que quereis que eles vos façam...

Autoria: Arségila Neves