sexta-feira, 31 de maio de 2013




 Mensagem Reflexiva

A águia e suas transformações

   
A águia é a ave que possui maior longevidade da espécie. Chega a viver setenta anos. Mas para chegar a essa idade, aos quarenta anos ela tem que tomar uma séria e difícil decisão. Aos quarenta anos ela está com as unhas compridas e flexíveis, não consegue mais agarrar suas presas das quais se alimenta. O bico alongado e pontiagudo se curva. Apontando contra o peito estão as asas, envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas, tornando o dom natural de voar uma tarefa quase impossível!
Então a águia só tem duas alternativas: aceitar morrer ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar cento e cinquenta longos dias. Caso ela escolha a segunda alternativa, terá que encontrar todas as forças do mundo para voar para a montanha mais alta e se recolher em um ninho próximo de um penhasco, onde ela necessite voar. Vencido esse primeiro desafio, a águia começa a bater com o bico na rocha até conseguir arrancá-lo. Após  esse grande e doloroso sacrifício, ela espera pacientemente que o seu bico renasça novamente, pois com ele irá arrancar todas as suas velhas penas.
Nesse novo processo de renovação, as unhas caem e renascem. E quando as novas unhas começam a nascer, a águia continua seu processo de renovação, ela passa a arrancar as velhas penas. Passados os cinco meses, ela sai para alçar o tão esperado voo de renovação, pronta para viver a segunda parte de sua existência que durará mais trinta anos.
As histórias das águias e dos homens são muito, muito parecidas. Atravessamos várias fases de nossas vidas, que chamamos processo de renovação, somos crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, e é sobre esta última fase da vida que quero vos chamar atenção. Na terceira idade terão que fazer difíceis escolhas ao longo de suas vidas, ainda terão que tomar decisões que irão determinar a altura e a grandeza de seus anos. Na terceira idade, muitas vezes terão que se resguardar por algum tempo e começar um processo de renovação, para que continuem a voar um voo de vitória, deverão se desprender de lembranças, costumes, velhos hábitos que causam dor. E somente livres do peso do passado, poderão aproveitar o resultado valioso que a renovação sempre nos traz.
Ao chegar a esta fase da vida, nos vemos diante de escolhas... Ou escolhemos ser idosos rixosos, que passam horas se maldizendo da vida, por que enxergam a terceira idade como fim de uma vida e não o inicio de uma nova etapa. Sentem medo da solidão e da morte, enfraquecem a fé em Deus e esquecem que chegar a terceira idade é um período de grande vitória, esquecem que muitas pessoas dariam tudo para estarem em seu lugar, e que outros partiram para eternidade sem alçarem o voo da experiência e da sabedoria.
Por isso amados, Proati em Cohab III, aproveitem a terceira idade como benção e privilégio de Deus, e desfrutem das promessas de Deus que nos diz: “Na velhice ainda darão frutos, serão viçosos e florescentes.” O salmista Davi ainda escreveu que Deus farta de bens a nossa velhice, de sorte que a nossa mocidade se renova como a da águia.
 

  • Para leitura no Culto do Proati
 FIM.




Nenhum comentário:

Postar um comentário