segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Tema Estadual do 8º Seminário de Idosos/PE - "E não desfaleceram na fé." Romanos 4: 19a


Apresentação PROATI

Introdução

        Este é mais um dia que fez o Senhor, regozijemo-nos e alegremo-nos nele. E como bravos guerreiros, vitoriosos, os irmãos da terceira idade, Proati em Cohab III, brada com alegria:
ü  Entram seis (6) irmãos com as letras P – R – O – A – T – I bradando no meio da igreja: “Não desfalecemos na fé, por que até aqui nos ajudou o Senhor.”

Todos os seres viventes nascem, crescem, amadurecem, se reproduzem, envelhecem e morrem (Ecles. 3: 22). Segundo o dicionário a velhice significa idade avançada e segundo a bíblia sagrada, quando o homem alcança a 70 ou 80 anos é considerado “farto de dias” (salmos 90: 10).
Mas existem muitas pessoas que não agem com o mesmo vigor, disposição, esperança e entusiasmo. Há idosos - às vezes nem tão idosos assim – que parecem ter parado de viver. Fazem de seus dias um monótono desfiar de queixas, focalizam sua atenção e perpetuam sua desesperança e conformismo nos sintomas da velhice. Sentem-se derrotados, tornam-se vitimas de seu pessimismo. Perdem a vontade de viver. A verdade assustadora é que eles morreram aos 60 anos, mesmo que só sejam enterrados aos 80 ou mais.
O salmista Davi escreveu que Deus farta de bens a nossa velhice, de sorte que a nossa mocidade se renova como a da águia. A bíblia nos mostra exemplos de homens e mulheres, que mesmo em idade avançada, foram instrumentos de Deus para grandes realizações.
Foi assim com o Patriarca Abraão, (Entra um idoso com o nome ABRAÃO) homem de fé, que aprendeu a depender das promessas, reconhecido como “amigo de Deus”, morreu em ditosa velhice, avançado em anos.      
Lembramos de Ana a profetisa, (Entra idosa com o nome ANA) já avançada de idade, tinha vivido com o marido 07 anos, desde a sua virgindade e era viúva de quase 84 anos, porém, a palavra de Deus nos afirma que Ana, não se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e orações de dia e de noite. (Lucas 2: 36/37).
Jó morreu velho e farto de dias (Entra um idoso com o nome JÓ), justo provado pela mão do Senhor, já em meio aos sofrimentos que sobre ele se abateram, e "apresentando sua causa diante de Deus" (Jó 5:8), recebe d'Este a promessa: "entrarás na sepultura em robusta velhice (Jó 5:26).
(Entra um idoso com o nome CALEBE) Calebe afirmou: “eis que já sou da idade de 85 anos, e ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou” (Josué 14: 10/11).
Sara, (Entra uma idosa com o nome SARA) mulher de Abraão era idosa, avançada em anos e não havia gerado filhos para Abraão. E o Senhor visitou a Sara, e ela concebeu um filho na sua velhice.
(Entra um idoso com o nome DAVI) Davi desfrutou vida longa, riquezas e glórias (I Crônicas 29: 27/28). Os salmos e Davi estão cheios de súplicas e ao mesmo tempo de promessas de Deus em relação à velhice dos justos.  O idoso que sente suas forças declinarem suplica: "Não me rejeites na minha velhice; quando minhas forças declinam, não me abandones"...Apesar de minhas cãs e minha velhice, não me abandones, Deus. (Sl 71,9; 18).  E Deus promete, cheio de generosidade:" O justo crescerá como a palmeira e mesmo velho, ele frutificará ainda, permanece cheio de seiva e de verdor proclamando o direito do Senhor..." (Sl 92,13-16);
Homens e mulheres de Deus (Entram os nomes desses personagens) como Moisés, Gideão e Zacarias, Samuel, se mantiveram firmes na promessa e desfrutaram de uma velhice produtiva no temor ao Senhor, não desfalecendo na fé. O Deus desses homens e mulheres da bíblia é o mesmo a quem nós servimos hoje, e como ELE mesmo diz em Isaias 46: 4 “e até a velhice Eu serei o mesmo e ainda até as cãs eu vos carregarei, Eu o fiz, e Eu vos levarei e vos trarei e vos guardarei. As promessas de Deus de uma velhice em sua presença nos motivam a produção dos frutos do Espírito. 
Assim aprendemos que desde os tempos antigos, Deus teve a velhice em alta estima, não como uma etapa do fim da vida, mas percebendo nessa fase, uma oportunidade para frutificação espiritual. O vigor da juventude é substituído pela sabedoria da maturidade, Deus é sábio e nunca abandona seus filhos. Aqueles que esperam no Senhor, renovarão as suas forças. O Senhor é fiel! Ele dá razão para viver aqueles que o buscam para renovarem suas forças, até o dia de levá-los para viverem com Ele no lar celestial.
"  Velhos e velhas se sentarão ainda nas praças de Jerusalém’ cada um com o bastão na mão, tão avançada será sua idade" (Cf. Zc 8,4).  " ...vossos velhos terão sonhos; vossos jovens terão visões..." (Jl 2,28)
·         Durante a leitura da mensagem, os idosos se organizam no púlpito da igreja, como se fossem cantar. Ao término da leitura introdutória, entra os voluntários do PROATI, cantando o hino “Não morrerei... Marquinhos Gomes”.
·         Enquanto a introdutora fica dizendo frases de ânimo para os idosos:
- Vocês são importantes para Deus;
- Creiam nas promessas de Deus para vossas vidas; etc.

·         OBS: Enquanto cantam entram idosos com placas contendo as seguintes frases:
1 – Entra um banner com mensagem que fale do idoso;
1 - Terceira Idade – promessa de uma vida feliz e frutífera.
2 – Na velhice ainda darão frutos...
3 – Com o idoso está a sabedoria...
4 – Longevidade de dias...
5 – Serão honrados como pais...
6 – Entra um outro banner com mensagem sobre idoso;
6 – Cuide bem de quem já cuidou de você!
7 – E no futuro quem cuidará de você?

Autoria: Arségila Neves




Nenhum comentário:

Postar um comentário