terça-feira, 3 de setembro de 2013

Estudo Bíblico: "Deus se importa com a Terceira Idade."

DEUS SE IMPORTA COM A TERCEIRA IDADE?

A Vida começa aos 60
Cresce na sociedade e na Igreja a conscientização de que é preciso integrar e prestar assistência aos idosos Se você tem menos de 30 anos, que imagem faz dos idosos? Olha para eles com aquela impressão de que é gente no fim da linha, que nada mais tem a fazer neste mundo do que aguardar a passagem para o outro? Pois é hora de rever seus conceitos, e com urgência. No Brasil e no mundo, com a redução das taxas de natalidade e os avanços nas áreas de saúde, a população idosa só tende a aumentar – e, em algumas nações, tornar-se hegemônica. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do ponto de vista demográfico, uma população envelhece quando a sua taxa de crescimento da faixa considerada idosa, acima dos 60 anos, é superior à da população jovem por um período sustentado de tempo. Conseqüentemente, modifica-se a estrutura etária, aumentando a participação relativa dos velhos no total da população; como conseqüência, eleva-se a idade média da população.
O Instituto ainda revela que o efeito combinado da redução dos níveis da fecundidade e da mortalidade no Brasil resultou na transformação de sua pirâmide etária, sobretudo a partir de meados de 1980. O formato tipicamente triangular, com uma base alargada, está cedendo lugar a uma pirâmide populacional característica um franco processo de envelhecimento (ver quadro). E, se o novo perfil é verificado em todos os segmentos da sociedade, na Igreja Evangélica a situação não e diferente. É cada vez mais comum o surgimento de grupos de terceira idade que se reúnem para estudos bíblicos, oração e troca de experiências de fé.
LEVANTEM-SE NA PRESENÇA DOS IDOSOS, HONREM OS ANCIÃOS, TEMAM O SEU DEUS. EU SOU O SENHOR. Levítico 19. 32 (nvi) Vivemos numa sociedade muito pragmática. Por essa razão, tudo o que representa produção parece merecer mais valor. Assim, a juventude, a beleza física e o dinamismo recebem excessiva atenção. Mas será que isso é justo? Quando olhamos para a Bíblia, vamos encontrar o conselho de Deus: os anciãos merecem todo o respeito. Será que somos tão sábios ao ponto de poder desprezar a experiência dos que nos antecederam? Precisamos resgatar o valor e o respeito para com as pessoas de mais idade. REFLEXÃO GRANDES ERROS PARA COM A TERCEIRA IDADE: - É muita ingratidão desprezar quem tanto lutou para o nosso bem. - A experiência de alguém mais vivido é muito importante como conselho. - Há muita gente de idade que tem mais vigor do que muitos jovens. - Os justos ainda darão frutos na velhice. (Sl.92.12-15) - Muitos se esquecem que um dia também entrarão para a terceira idade. (Bíblia de Estudo Esperança).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário