quinta-feira, 21 de novembro de 2013

 
Homenagem aos Idosos
 
 
Em 1º de outubro comemora - se o "Dia Internacional do Idoso" no Brasil
 
Nos reunimos e celebramos os idosos em nossa congregação com a seguinte homenagem:
 
Introdução
         Todas as coisas viventes nascem, crescem, amadurecem, se reproduzem, envelhecem e morrem (Ecles. 3: 22). Segundo o dicionário a velhice significa idade avançada. Segundo a bíblia sagrada, quando o homem alcança a 70 ou 80 anos é considerado “farto de dias” (salmos 90: 10). Biblicamente os idosos são reconhecidos como conselheiros e sábios.
            Mas existem muitas pessoas que não agem com o mesmo vigor, disposição, esperança e entusiasmo. Há idosos - às vezes nem tão idosos assim – que parecem ter parado de viver. Fazem de seus dias um monótono desfiar de queixas, focalizam sua atenção e perpetuam sua desesperança e conformismo nos sintomas da velhice. Sentem-se derrotados, tornam-se vitimas de seu pessimismo. Perdem a vontade de viver. A verdade assustadora é que eles morreram aos 60 anos, mesmo que só sejam enterrados  aos 80 ou mais.
            A exemplo disto, lembramos de Ana a profetisa, já avançada de idade, tinha vivido com o marido 07 anos, desde a sua virgindade e era viúva de quase 84 anos, porém, a palavra de Deus nos afirma que Ana, não se  afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e orações de dia e de noite. (Lucas 2: 36/37), Jó morreu velho e farto de dias, Calebe afirmou: “eis que já sou da idade de 85 anos, e ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou” (Josué 14: 10/11). Davi desfrutou vida longa, riqueza e glórias (I Crônicas 29: 27/28). Jetro sogro de Moisés é conselheiro entre os anciãos.
                        Homens e mulheres de Deus como Abraão, Sara, Moisés, desfrutaram de uma velhice produtiva no temor ao Senhor. O Deus desses homens e mulheres da bíblia é o mesmo a quem nós servimos hoje, e como ELE mesmo diz em Isaias 46: 4 “e até a velhice Eu serei o mesmo e ainda ate as cãs eu vos carregarei, Eu o fiz, e Eu vos levarei e vos trarei e vos guardarei. As promessas de Deus de uma velhice em sua presença nos motivam a produção dos frutos do Espírito.  
Assim aprendemos que desde os tempos antigos, Deus teve a velhice em alta estima, não como uma etapa do fim da vida, mas percebendo nessa fase, uma oportunidade para frutificação espiritual. O vigor da juventude é substituído pela sabedoria da maturidade, Deus é sábio e nunca abandona seus filhos. Aqueles que o buscam tem suas forças renovadas ate o final. O Senhor é fiel! Ele dá razão para viver aqueles que o buscam para renovarem suas forças, até o dia de levá-los para viverem com Ele no lar celestial.
·         Durante a leitura da mensagem, se forma no meio da igreja um corredor de idosos, outros sobem ao púlpito e se organizam como se fossem cantar. Ao término da leitura introdutória, entra os voluntários do PROATI, cantando o hino “quero que valorize o que você tem... Armando Filho”, entrega ao idoso uma lembrancinha (rosas vermelhas para as mulheres e canetas com um coração dourado para os homens) e todos cantam o hino supracitado.
·         Enquanto a introdutora fica dizendo frases de ânimo para os idosos:
- Vocês são importantes para Deus;
- Creiam nas promessas de Deus para vossas vidas; etc.
 
·         OBS: Enquanto cantam entram idosos com placas contendo as seguintes frases:
1 – Entra um banner com mensagem que fale do idoso;
1 - Terceira Idade – promessa de uma vida feliz e frutífera.
2 – Na velhice ainda darão frutos...
3 – Com o idoso está a sabedoria...
4 – Longevidade de dias...
5 – Serão honrados como pais...
6 – Entra um outro banner com mensagem sobre idoso;
6 – Cuide bem de quem já cuidou de você!
7 – E no futuro quem cuidará de você?
Autoria: Arségila Neves

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário