quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Sugestão de Texto Reflexivo para confraternização de final de ano
(o referido texto deve ser adaptado de acordo com os componentes do Proati)
Lembrando os idosos que dormiram no Senhor e os que ainda estão conosco
mas são marcantes em suas ações.

 



 

PROATI – Programa de Apoio a Terceira Idade

Quem poderá esquecer?

Do dia no qual se olharam no espelho e descobriram que os anos passaram, os cabelos brancos surgiram, a pele estava envelhecida, e que tinham chegado aos 60 anos. Nesse momento, percebeu que já não tinha o mesmo vigor da juventude, e numa retrospectiva de sua história de vida, surge a lembrança dos amigos que passaram, os anos de luta que viveram, dos sonhos que conquistaram, do casamento, dos filhos e netos; são recordações que não dá para esquecer...

Quem irá esquecer? Do dia no qual cada um entrou por essa porta, dando a paz do Senhor, cheios de esperanças, sem entender direito o que seria o Proati, e quais atividades seriam desenvolvidas por este novo grupo que se formava com os irmãos da terceira idade. Era o dia 14 de abril de 2010, na direção do Pb. Jorge Luiz, e da coordenação do setor I na pessoa do irmão Josué Lino e a Irmã Lindinalva (Naná), que assume este grupo o Diác. Ricardo Neves e Arségila Neves e o casal Antônio Carlos e Misma Alves.

Mas, quem poderá esquecer...? Daquele primeiro dia, na qual estava conosco a ir. Lalinha, lembram? A mãe de nossa ir. Misma, trazida na cadeira de rodas pelo nosso irmão Antônio, participando desta tão grande obra; que exemplo de vida, e esta cena jamais sairá de nossas mentes. Quem há de esquecer? Da ir. Eufrásia? Sempre alegre, fervorosa e sorridente. Pronta para fazer a obra, ainda que suas forças já não lhe desse mais condições...

Por isso, quem poderá esquecer? Da ir. Maria (esposa do ir. Antônio), frequente nesta obra, meiga, ao lado do seu esposo assumia a terceira idade sem ressentimentos ou medo, não, não dá para esquecer... Hoje longe, nós a trazemos em nossos corações, não se esquecendo dela em nossas orações.

Não podemos esquecer... da ir. Zilda, pouco tempo passou conosco no Proati, mas deixou sua marca: sua alegria e vivacidade. Ainda não podemos esquecer da ir. Maria Tavares, Quitéria, e a ir. Coutinho, não dá para esquecer... A ir. Alba, e da festa de aniversário da mãe da ir. Alaíde? Dá para esquecer? Ah! Tantas coisas não podemos esquecer, em nossa mente desenrola-se um filme... Por isso, não dá para esquecer... A ir. Terezinha, que não desistiu deste Proati, mas permanece firme, mesmo após a perda de um de seus membros.

Vocês acham que dá para esquecer estes e tantos outros fatos? Acham que podemos esquecer o ir. Samuel e sua esposa Márcia? Voluntários que na sua labuta diária arregaça as mangas e vai com alegria em busca dos idosos, não importa o dia, a hora, eles estão sempre dispostos nesta grande obra. E Rosivane... Rosivane, não temos palavras para descrevermos o que significa Rosi para este Proati, queremos apenas dizer nosso muito obrigado, e que o Senhor Jesus vos recompense.

Podemos esquecer do louvor da ir. Marileide, com seu violão rompe as barreiras e exalta o nome do Senhor. Não dar para esquecer a bravura do ir. Bento que quando chega ao microfone, ecoa com brados de júbilo e com alegria engrandecendo o nome do Senhor, e quase não para mais de falar. Lembram...? Da ir. Nina, com sua alegria usa o púlpito com propriedade e um coração agradecido ao Senhor. Ou ainda, da ir. Elvira sempre frequente, caladinha, mas, não falta no Proati. Lembramos-nos de cada rostinho, o ir. Antônio sempre sorridente, do aperto de mão do ir. Manoel, das poesias da ir. Iraci etc.

Por isso, Proati em Cohab III, a vós foi dado o privilégio de estar participando deste grande momento tão especial, mas não dar para esquecer de tantos momentos que passamos, dos amigos que formamos, das aflições que tivemos, das alegrias, vitórias, dos sorrisos que deixará saudades no coração de cada um de nós,  portanto, que possais estar firmes na presença do grande Deus,  sabendo que fostes alcançados pelo Senhor e que estão desfrutando das promessas do Senhor, conforme esta escrito: “E verás os filhos de teus filhos, e a paz sobre Israel.” Salmos 128: 6, assim, quem poderá esquecer?


Autoria: Arségila Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário