sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Reportagem




O Brasil está envelhecendo

O Brasil está envelhecendo. Estatísticas mostram que o número de idosos no país vem crescendo consideravelmente em relação ao número da população. Apesar da sua participação expressiva na sociedade, infelizmente, muitos idosos ainda são vitimas de violência, maus-tratos, negligência, preconceito e discriminação. Na luta por uma sociedade para todos, envelhecer com dignidade deve ser a bandeira de luta de todo o cidadão brasileiro.


A preocupação com a dignidade da pessoa idosa encontra ressonância na Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 05 de outubro de 1988, que assegurou os direitos fundamentais do idoso, estabelecendo que é dever do Estado garantir a sua proteção social, devendo, portanto, criar mecanismos para efetivação dos seus direitos.



O Estatuto do Idoso, Lei nº 10.741, de outubro de 2003, resultado de inúmeras discussões entre o Poder Público e a sociedade civil, adota como princípios a garantia ao idoso dos direitos de cidadania efetiva na sociedade, autonomia, integração social, bem-estar e o direito à vida, sendo a promoção desses direitos um dever da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público.


O Estatuto do Idoso também coíbe qualquer tipo de discriminação às pessoas idosas, bem como prevê procedimentos para denúncia, apuração e medidas de punição àqueles que praticarem crimes ao idoso.

Esplanada dos Ministérios, Bloco "C", 6º and., sl 606
Secretaria Nacional de Assistência Social - SNAS
Tel.: (61) 3433 - 1069/ 1066/ 1101/ 1058
ascom@mds.gov.br
70.046.900 - Brasília - DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário