segunda-feira, 3 de junho de 2013

Apresentação Proati




 PROATI – Programa de Apoio a Terceira Idade

Apresentação para ser realizada no Culto do Proati

As etapas da vida e as Estações do ano

A vida é tão bela como as quatro estações, dias vem e se vão, e ninguém pode mudar o seu curso, a sua trajetória, pois tudo está no controle das mãos de Deus.
Como semente plantada, que se espera germinar, crescer, florescer e dar frutos, assim é a vida... E a Bíblia, a palavra de Deus tem uma palavra específica para cada faixa etária das nossas vidas. Deus que nos formou e nos conhece de uma maneira singular, preparou para cada fase desta linda história chamada vida, propósitos e planos para executá-los.
Na fase da gestação, ainda quando a mãe carrega o seu filho no ventre, o senhor nos diz: ”te conheci ainda quando estavas sendo formado na madre e te escolhi” que palavra gloriosa Deus conhece a cada um de nós. (entra uma mulher grávida)
Ao nascer a criança, Ele também tem uma palavra, “ao saíres da madre te santifiquei, e as nações te dei por profeta.” (mãe com criança de colo)
Ao chegar a infância, a fase de conhecer, de muita energia e vigor, o senhor também tem uma palavra, “Deixai vir a mim as criancinhas, e não as impeçais, porque das tais é  o reino dos céus.” (uma criança bem pequena, porém que anda)
Os anos se passam velozmente, a infância se vai, e as flores da juventude começam a brotar, pré-adolescente, adolescente, jovem... Que tempo tão lindo! novas ideias, novos talentos, quanto vigor na mocidade, e o senhor também tem uma palavra: “Jovens eu vos escolhi porque sois fortes” (entra um(a) jovem de cada faixa etária).
Após alguns anos, chega a idade adulta, outros pensamentos, novos sonhos, tempo de muitas realizações, estudos avançados, casamentos, constituir famílias, e o senhor continua falando na sua palavra “se tu nunca me deixares, Eu nunca te deixarei”

Ah!Como é tão glorioso o nosso Deus, ele cuida de nós, nos ampara, nos aconchega em seus braços, e nos diz: “Não temas porque EU SOU contigo” ainda que a fase seja bela como a primavera, calorosa como o verão, envolvente como o outono, ou frio como o inverno, ele está do nosso lado, nas quatro estações da nossa vida, e você que chegou até aqui, são privilegiados, são honrados, respeitados, admirados, não se preocupem com a mudança no semblante, pelos cabelos brancos que aparecem dia após dia, pela força que diminuiu, pelo cansaço que chegou, mesmo estando na terceira idade ele também tem palavras para nós.
Na velhice ainda darão frutos e serão viçosos (entra idoso com cesto de frutos) as folhas permaneceram verdes e darão sombra ao cansado (entra idoso com folhagens bem verdinhas), servira no templo em oração e súplicas como fazia Ana com 86 anos (entra idosa com lenço e odre) ainda que os olhos não vejam como antes, mas a palavra esta dentro do coração (entra com a bíblia) permanecera como um bom soldado, obedecendo ao seu senhor (com faixa eis - me aqui)  e o seu perfume exalará por onde quer que passares, (um vidro de perfume tipo spray para andar borrifando) e como lindas rosas plantadas no jardim do senhor permanecerá sempre belas e atraentes. (entra com ramalhete)
Na primavera as flores aparecem, no verão o sol aquece, no outono cai as folhas, mas no inverno tudo de novo floresce, por isso, disse o salmista Davi  “ fui criança, e hoje já envelhecido, mas nunca vi desamparado um justo, nem a sua descendência”.
As etapas da nossa vida, foram planejadas pelo nosso Deus, portanto vamos vivenciar cada uma delas, com muita alegria, e a Ele, tributando toda glória.
E agora chegou o momento só de agradecer, muito obrigado senhor, porque muitos não tiveram a oportunidade de nascerem, outros nasceram e viveram tão pouquinho, e nós chegamos até aqui, por tua infinita graça, e o nosso maior desejo é te servir até o fim.

OBS: Cantam gratidão Débora e Léia
Fiz com tanto carinho, com as lágrimas molhando o meu rosto, pois queria muito ter os meus pais, para ler este lindo soneto para eles.

 Abraços fraternais
Edilzia Wanderley.

Nenhum comentário:

Postar um comentário