quinta-feira, 30 de maio de 2013

Velho ou Idoso?



O termo Terceira Idade foi pensada porque as pessoas tem certa rejeição ao nome velho ou idoso, nos quais, são carregados de preconceitos e estigmas. 

O termo terceira idade foi criado na França na década de 60, quando aquele país começou a fazer investimentos no lazer das pessoas acima de 45 anos, porque achavam que se as pessoas ficassem ativas, envelheceriam melhor, mais satisfeitas e saudáveis. Chamaram essa fase da vida de Terceira Idade no intuito de estimular a participação de pessoas que se viam, e eram vistas como inativas e improdutivas. Os termos velho e idoso também são utilizados de acordo com a posição social ocupada pelo indivíduo. A expressão velho está associada à ideia de decadência, de incapacidade para o trabalho e da situação de exclusão social. Explica-se assim, porque a maioria das pessoas, não aceita ser identificado como velho, pois se sente desqualificado, inútil. 
o termo idoso engloba as pessoas de mais idade em diferentes realidades, designando tanto a população envelhecida, como os indivíduos pertencentes às classes médias. Geralmente esse termo é utilizado quando se deseja dar um tom mais respeitoso ao se falar da pessoa que envelhece. 
BARROS, Myrian Moraes Lins (org.) Velhice ou Terceira Idade? .Rio de Janeiro, Ed. Fundação Getúlio Vargas, 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário